MAIO LARANJA
SEMAD INCENTIVA A CAMPANHA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18/Mai/2021 - 16:45

Maio Laranja é o mês de mobilização contra o abuso e a exploração sexual de infanto-juvenil em todo Brasil. Para incentivar a denúncia e coibir o crime, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) está alinhada à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante este mês, o objetivo da ação é dar uma maior visibilidade ao tema, chamando atenção da população para toda a forma de violência que crianças e adolescentes sofrem, seja abuso ou exploração sexual. Dessa forma, será possível criar uma grande rede de proteção que envolva o poder público e toda a sociedade.

Este ano, por conta da pandemia, as ações de conscientização estão acontecendo, sobretudo, com a divulgação nos principais veículos de comunicação tradicionais e na mídia digital de Porto Velho.

Exploração Sexual x Abuso sexual

A prática de exploração sexual obriga que jovens tenham relações sexuais em troca de dinheiro e pode ter uma relação com organizações criminosas.

Enquanto isso, o abuso sexual acontece quando criança ou adolescente é violado, visando à satisfação sexual de um adulto. Essa forma de violência pode ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar, por uma pessoa conhecida ou não da vítima.


Denúncia

A denúncia contra esse tipo de crime pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, nos fins de semana e feriados.

A pessoa também pode denunciar por meio dos aplicativos de mensagem WhatsApp ou Telegram, através do número (61) 99656-5008, pelo site da ouvidoria ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI