DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
No Dia do Doador de Sangue (14), SEMAD faz alerta para a importância da doação

01/Jun/2021 - 08:00

No dia Mundial do Doador de Sangue, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), alerta para a importância da doação de sangue no momento em que os hemocentros da capital são afetados com a queda dos estoques. Os bancos sentiram o impacto da pandemia, porém, a demanda por sangue não parou.

Para quem é doador, doar sangue traz diversos benefícios, que são maiores ainda para quem recebe. A doação de sangue é essencial para salvar muitas vidas. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, uma vez que o sangue recebido pode ser separado em diferentes componentes.

Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue.

“A Fhemeron sempre precisa da doação da população e isso piorou sensivelmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza. É uma ação humanitária muito necessária, principalmente na situação atual”, alertou o secretário da Semad, Alexey Oliveira da Cunha.

Mesmo com as restrições de distanciamento estabelecidas durante a pandemia, o processo para doar sangue é seguro. Para garantir o bem-estar dos doadores, foram criados meios eficazes a fim de que ninguém seja contaminado, com fluxos de entrada diferenciados, agendamento de horário para doações e todos os cuidados com a biossegurança. As salas de espera e de coleta foram redimensionadas para assegurar a distância necessária entre as pessoas.

“O melhor presente que eu poderia dar a alguém é doar sangue. Falar da importância da doação não é o suficiente; é preciso arregaçar as mangas e ter atitude. Doo sangue há algum tempo e poder contribuir com o aumento do estoque do hemocentro da nossa cidade e salvar vidas é gratificante”, afirmou o secretário.

O horário de atendimento da Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. Localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial, em Porto Velho. O Hemocentro conta com a doação de toda a população.

QUEM PODE DOAR SANGUE

• Pessoas entre 16 e 69 anos.

•Peso superior a 50kg
Para doação, basta o doador apresentar documento oficial com foto.

• Menores de 18 anos só podem doar com autorização formal dos pais ou responsáveis legais.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI