No dia Mundial do Doador de Sangue, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), alerta para a importância da doação de sangue no momento em que os hemocentros da capital são afetados com a queda dos estoques. Os bancos sentiram o impacto da pandemia, porém, a demanda por sangue não parou.
Para quem é doador, doar sangue traz diversos benefícios, que são maiores ainda para quem recebe. A doação de sangue é essencial para salvar muitas vidas. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, uma vez que o sangue recebido pode ser separado em diferentes componentes.
Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue.
Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza. É uma ação humanitária muito necessária, principalmente em situação pandêmica.
Mesmo com as restrições de distanciamento estabelecidas durante a pandemia, o processo para doar sangue é seguro. Para garantir o bem-estar dos doadores, foram criados meios eficazes a fim de que ninguém seja contaminado, com fluxos de entrada diferenciados, agendamento de horário para doações e todos os cuidados com a biossegurança. As salas de espera e de coleta foram redimensionadas para assegurar a distância necessária entre as pessoas.
O horário de atendimento da Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. Localizada na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial, em Porto Velho. O Hemocentro conta com a doação de toda a população.
QUEM PODE DOAR SANGUE
• Pessoas entre 16 e 69 anos.
•Peso superior a 50kg
Para doação, basta o doador apresentar documento oficial com foto.
• Menores de 18 anos só podem doar com autorização formal dos pais ou responsáveis legais.