Durante o mês de agosto, inúmeras ações no mundo inteiro são voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O Agosto Dourado - mês dedicado à valorização da amamentação - simboliza a luta pelo incentivo a essa importante ação na fase inicial de criação do bebê.
No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha desde 1999 e cada vez mais, busca também fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães.
Em Porto Velho, o Banco de Leite Santa Ágata recebe todo ano doações de Leite Humano e possibilita, aos bebês prematuros e doentes que estão internados ou impossibilitados de mamar nas mães, o recebimento do leite materno.
Durante a pandemia, os estoques do Banco de Leite Humano (BLH) foram reduzidos. Entretanto, a instituição oferece um canal de comunicação para mulheres que querem se voluntariar na doação de leite, através do telefone (69) 3216-5715.
As doadoras ao entrar em contato com o Banco de Leite receberão um link, onde farão um pré-cadastro. A etapa servirá para atestar se o leite pode ser doado e para encaminhar a voluntária a fazer exames sorológicos antes da doação.
Atestado a possibilidade de doação, a voluntária receberá um kit fornecido pelo BLH para realizar a doação em sua própria residência, sem precisar ir ao Banco Santa Ágata para a entrega. Semanalmente, as servidoras da instituição vão até as casas e coletam as doações, para garantir o isolamento social das mulheres.
A Secretaria Municipal de Administração reconhece a importância do Agosto Dourado e incentiva as mães que estão amamentando a se tornarem doadoras, contribuindo assim, para o aleitamento materno e desenvolvimento da vida.