7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

07/Set/2021 - 12:53

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi em 7 de Setembro de 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, essa data é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas país afora.

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820.

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que D. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país.

A data só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência desete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

“Hoje é um dia de reflexão e avaliação sobre o quanto estamos comprometidos com o nosso país e nossa Capital Porto Velho, pois só o compromisso de cada cidadão cria um país independente e forte. E este é o nosso compromisso com a Administração Municipal, juntos poderemos melhorar ainda mais a vida dos Portovelhenses” frisou ALEXEY CUNHA OLIVEIRA, Secretário Municipal de Administração.