imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

SETEMBRO AMARELOMês de Prevenção ao Suicídio

10/Set/2021 - 10:30

O mês de setembro, se caracteriza como o mês de prevenção ao suicídio. Desde 2003, após a sua criação por meio da Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio, juntamente com a Organização Mundial de Saúde, instituições e organizações públicas e privadas, organizam inúmeras ações voltadas ao “Setembro Amarelo”, com objetivo de mobilizar a população acerca da conscientização sobre essa problemática e impulsionar essa discussão junto a sociedade.

Estudos mostram que a depressão é uma das principais causas do suicídio, o que torna essa prática a segunda principal causa de mortes no mundo, sendo muito comum, em sua maioria, entre jovens de 15 a 29 anos.

Com o isolamento, provocado pela pandemia da COVID-19, muitas pessoas foram acometidas com traumas por estarem longe do convívio humano, familiar, amigos, associadas as perdas de ente queridos, que contribuíram para o aumento dos transtornos psicossomáticos e psicológicos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Administração - SEMAD através da COORDENAÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL - CSO, vem buscando promover ações voltadas ao servidor, criando diálogos constantes, com intuito de preparar ao máximo os servidores no retorno presencial ao trabalho.

“Uma de nossas ações, é o Plantão Psicológico, executado pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO) com o intuito de prestar atendimento a servidores municipais que necessitam de acompanhamento psicológico e buscam tratamento”, ressaltou o Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira.

Texto: Tony A. Padilha


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho