DIA NACIONAL DA ABELHA03 DE OUTUBRO.

02/Out/2021 - 08:00

ApicultorNo dia 03 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Abelha, um inseto de extrema importância econômica e ecológica, elas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo grande importância na manutenção da vida no planeta. A principal função executada pelas abelhas é a polinização. A polinização que as abelhas fazem é importantíssima, tanto ecologicamente como comercialmente; o declínio em abelhas selvagens aumentou o valor da polinização por colmeias, geridas comercialmente, de abelhas melíferas.

O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, própolis, geleia real e veneno. As espécies de abelhas nativas das Américas e Oceania não possuem ferrão e são menos agressivas do que as espécies africanas, a maioria destas pertence à tribo Meliponini. As abelhas com ferrão encontradas comumente no Brasil são espécies híbridas de abelhas europeias e africanas, criadas para maior produtividade e resistência. As abelhas sem ferrão encontradas comumente no Brasil são espécies do gênero Meliponini e a mais conhecida é a jataí Tetragonisca angustula.

Há mais de 25 000 espécies de abelhas conhecidas em sete famílias biológicas reconhecidas. Elas são encontradas em todos os continentes, exceto a Antártida, em todos os habitats do planeta onde existam plantas de flores polinizadas por insetos. As abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias.

Elas estão adaptadas a uma alimentação de néctar e pólen, o primeiro principalmente como uma fonte de energia e os últimos principalmente pelas proteínas e outros nutrientes. A maioria do pólen é usado como o alimento para as larvas que as tem definido como um insecto herbívoro mas que estudos recentes podem obrigar a reconsiderar essa posição científica, catalogado-as antes como omnívoras, pois foi percebida a importância alimentar das proteínas microbianas existentes no interior do mesmo pólen.Abelhas na Melgueira

A apicultura tem sido praticada há milênios, desde pelo menos os tempos do Antigo Egito e da Grécia Antiga. Além do mel e da polinização, as abelhas produzem cera de abelha, geléia real e própolis. As abelhas têm aparecido na mitologia e folclore, através de todas as fases da arte e da literatura, desde os tempos antigos até os dias atuais.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Semagric, vem desenvolvendo diversas atividades voltadas ao incentivo a produção e a preservação das espécies, com cursos de iniciação a apicultura, workshops e o Programa Mel do Porto, uma ação sugerida pelo prefeito Hildon Chaves como alternativa para os produtores rurais de pequeno e médio porte, notadamente os que se enquadram na agricultura familiar.

“Dentro do Programa Mel do Porto vamos oferecer cursos de capacitação, com vagas exclusivas para mulheres, distribuir caixas para a formação de colmeias aos que fizerem o curso e mostrarem aptidão para a atividade”, disse.

O I Whorkshop de Incentivo a Produção de Mel é realizado em parceria com a APAMA- Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia. Ressaltando o compromisso da Gestão Hildon Chaves com o incentivo aos pequenos produtores e a valorização do homem do campo.