12 DE OUTUBRO : DIA NACIONAL DAS CRIANÇAS

11/Out/2021 - 14:23

O Dia das Crianças é comemorado anualmente no dia 12 de outubro no Brasil. A data foi instituída por meio do Decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924 e também coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado no país. Este dia está associado também aos direitos das crianças e adolescentes e nos traz a memória acerca da conscientização das pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

O dia 12 de outubro foi escolhido para homenagear a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. O próprio colonizador, que descobriu a América em 1492, batizou o continente de “continentes das crianças”, visto que as terras além-mar foram descobertas mais tarde.

O Dia das Crianças ganhou notoriedade em 1960, quando a famosa fábrica de brinquedos Estrela e a loja dedicada a produtos infantis Johnson & Johnson se uniram com o intuito de comercializarem mais produtos. Assim, eles propuseram a criação de uma semana que ficou conhecida como “Semana do Bebê Robusto”. Foi a partir desse momento que a data (proposta pelo antigo decreto) começou a ser celebrada e atualmente é uma das mais famosas do país

A Secretaria Municipal de Administração, por meio do seu Secretário Alexey da Cunha Oliveira, felicita a todas as crianças portovelhenses pelo seu dia e reforça que garantir o direito das crianças é preservar o seu futuro. “12 de outubro também nos faz lembrar que a infância é a melhor fase da nossa vida. Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz Dia das Crianças!” disse o Secretário Alexey.