DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO: SEMAD ressalta a importância da data e homenageia voluntários

17/Out/2021 - 08:30

No dia 17 de outubro, comemora-se o dia nacional da vacinação. A data foi promovida para conscientizar a população sobre a importância do meio de prevenção, que precisa ser realizado em períodos específicos para garantir a imunidade.

A primeira vacina que se tem registro foi criada no século XVIII, por Edward Jenner, um médico inglês que estudava a varíola.
Após análises e anos de pesquisas, Jenner percebeu que injetar secreção de um ordenhador que apresentava cowpox (varíola bovina) em uma pessoa saudável, tornava-a imune à doença. Nascia aí a vacina, termo que, em latim, significa “de vaca”.

O Dia Nacional da Vacinação foi criado pelo Ministério da Saúde e é comemorado em 17 de outubro e visa destacar a importância da vacinação para a saúde pessoal e também para a saúde de toda uma comunidade, uma vez que campanhas de imunização impedem a ocorrência de epidemias.

A pandemia do novo Coronavírus, vivida desde 2020 evidenciou a importância da vacinação para a prevenção de doenças. Pesquisadores de todo o mundo buscaram incessantemente imunizantes que pudessem ajudar a combater a Covid-19 e hoje a vacinação avança em todo o mundo.

A Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, homenageia os servidores municipais que desde o início das imunizações na Capital se voluntariaram, e até hoje auxiliam o município no avanço da vacinação.

“A administração agradece a todos os voluntários que diariamente têm se esforçado para atuarem nessa grande força tarefa, que tem proporcionado aos portovelhenses tranquilidade, depois de momentos tão difíceis. Continuaremos nos esforçando para que cada vez mais nossa população seja totalmente imunizada, pois vacinas salvam vidas!" concluiu.