19 de novembro:Dia da Bandeira Nacional.

19/Nov/2021 - 10:11

O Dia da Bandeira é comemorado anualmente no dia 19 de novembro e relembra a data que a bandeira republicana nacional foi instituída como oficial do Brasil, em 1889, 4 dias após a Proclamação da República. A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros, os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Uma curiosidade sobre as a representação das estrelas existentes na Bandeira, sendo esta questão de provas em concursos e ENEM pegando muitos de surpresa; às estrelas dispostas na bandeira brasileira, elas não são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos. A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.

A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante, a última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco e são alusivas à história portuguesa.

O Verde faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional pelos portugueses durante as guerras contra os mouros. O Amarelo passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fazia parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Azul e Branco foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas Capitanias Hereditárias.

O valor que a bandeira possui para a representatividade do país e o quanto ela expressa a própria identidade histórica e cultural. “ A data deve ser celebrada com grande efusão, pois enfatiza a história e o contexto vivido no país, desde a proclamação da república, o que evidenciou a luta social e política em prol da democracia e de um país em constante evolução.” disse o Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira.

BANDEIRAS BRASILEIRAS

1. Bandeira da Ordem de Cristo

CRIAÇÃO: 1500
Foi a primeira bandeira criado após a chegada dos portugueses no território brasileiro, em 1500.

2. Bandeira Real

DURAÇÃO: 1500 a 1521

Era a bandeira de Portugal, que após a descoberta do Brasil foi hasteada, pois fazia parte do reino. O escudo de Portugal está sobre a cruz da Ordem de Cristo.

3. Bandeira de dom João III

DURAÇÃO: 1521 a 1616

O rei português Dom João III era conhecido como o Colonizador. e seu brasão foi usado nas bandeiras presentes em viagens de exploração e colonização do Brasil.

4. Bandeira do Domínio Espanhol

Duração: 1616 a 1640

Em 1580 foi formada a União Ibérica (junção entre as coroas espanhola e portuguesa). Em 1616, o espanhol Felipe II assumiu o trono e criou essa bandeira para Portugal e colônias, entre elas o Brasil.

5. Bandeira da Restauração

DURAÇÃO: 1640 a 1683

Marca o fim do domínio espanhol sobre Portugal. A borda azul representa Nossa Senhora da Conceição que, seis anos depois, tornou-se a padroeira dos portugueses.

6. Bandeira do Principado do Brasil

DURAÇÃO: 1645 a 1816

Foi a primeira criada especialmente para o Brasil. A esfera de ouro fazia parte de outras flâmulas, como a do rei português dom Manuel I. Acima dela ficava a cruz da Ordem de Cristo.

7. Bandeira de dom Pedro II, de Portugal

DURAÇÃO: 1683 a 1706

Adotada depois da morte do rei português dom Afonso VI, o verde aparece pela primeira vez – a cor existe até hoje na nossa bandeira.

8. Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve

DURAÇÃO: 1816 a 1821

Em 1815, o Brasil se tornou reino. Na bandeira, criada no ano seguinte, nosso país é representado pela esfera de ouro. Ela foi usada na época do rei dom João VI.

9. Bandeira do Regime Constitucional

DURAÇÃO: 1821 a 1822

Última bandeira com símbolos portugueses usada em terras brasileiras. Foi criada depois que a monarquia tradicional acabou em Portugal, em 1820. Surgia por lá a monarquia constitucionalista: a coroa passou a ser subordinada ao poder legislativo com a instituição de um parlamento.

10. Bandeira Imperial do Brasil

DURAÇÃO:1822 a 1889

Surgiu durante o governo do imperador dom Pedro I e marca a libertação política em relação à Portugal. O café e o tabaco representam a riqueza do país e as 19 estrelas são as províncias em que o Brasil era dividido na época.

11. Bandeira Provisória da República

DURAÇÃO: 15 a 19 de novembro de 1889

Parece até uma versão brasileira da bandeira dos Estados Unidos! Ela foi instituída provisoriamente por quatro dias, após a Proclamação da República. Em seguida, surgiria a bandeira que usamos até hoje.

12. Bandeira Nacional

Quando foi criada: em 19 de novembro de 1889

A bandeira que usamos hoje foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Leme, e desenhada pelo artista Décio Vilares. Ela foi apresentada quatro dias depois da Proclamação da República, substituindo a antiga bandeira imperial.