25 de novembro Dia Nacional do Voluntário de Sangue

25/Nov/2021 - 12:00

Banner da Campanha realizada pela SEMAD no mês do doador de sangue.O Dia do Doador Voluntário de Sangue comemorado no Brasil em 25 de novembro, foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

Embora a doação seja um ato simples, rápido e seguro, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma grande redução no número de doadores, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora devido ao baixo estoque de todos os tipos sanguíneos. A quantidade média de sangue retirado de um adulto na doação é de no máximo 450ml, não afeta a saúde porque a recuperação é imediata e com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas.

A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), vem buscando promover campanhas que visem sensibilizar os Servidores Municipais e a população acerca da importância da doação, a exemplo da Campanha “Sou Servidor e Doo Sangue com Amor”, que em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON).

O Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira, um doador fidelizado, homenageia a todos os doadores voluntários de sangue pela ação de doar e incentiva os Portovelhenses a se sensibilizarem por esse gesto simples que pode salvar muitas vidas.