1° DE DEZEMBRO:DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

01/Dez/2021 - 12:00

O Dia Mundial de Combate a Aids é solenizado em 1º de dezembro, data em que se inicia o Dezembro Vermelho, mês de orientação e luta contra a doença. A referida data foi instituída em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), visando sensibilizar e celebrar a memória dos que morreram em decorrência da doença. Em meio as lutas podemos comemorar vitórias, como o acesso a serviços de tratamento e prevenção disponíveis.

Os primeiros casos de Aids foram descobertos nos Estados Unidos, Haiti e África Central entre os anos de 1977 e 1978, sendo registrado no Brasil, pela primeira vez em 1980, na cidade de São Paulo. Por ser uma doença sem cura, necessita de uma proteção eficiente. O dia mundial de combate a AIDS também procura amenizar o estereótipo sofrido pelas pessoas que são portadoras da doença, além de dar informações e orientações de saúde para as pessoas portadoras desta síndrome.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), revelam que, em 2020, 37,6 milhões de pessoas estavam vivendo com HIV, sendo que destes 35,9 milhões são adultas e 1,7 milhões são crianças de até 14 anos. Embora a cada ano a diminuição em mortes e melhor sobrevida à doença estejam aumentando, o índice de contaminação vem crescendo cada vez mais, com faixa etária menor, prolongando a epidemia e aumentando a possibilidade de transmissão.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, por meio do seu Secretário, Alexey da Cunha Oliveira, alerta e adverte a população sobre manter os cuidados e dar atenção a essa enfermidade, haja vista que a prevenção continua sendo a melhor opção.