06 DE JANEIRODIA DE REIS

06/Jan/2022 - 13:14

O Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, é comemorado em diversas partes do mundo, nas variadas formas, também popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada. Na tradição cristã, o Dia de Reis simboliza a data em que os três Reis Magos entregaram presentes ao Menino Jesus após o seu nascimento.

No Brasil, tais festividades são bastante fortes, em algumas regiões onde à influência da cultura portuguesa é predominante as festividades são marcantes. Essa tradição trazida pelos portugueses á época da colonização, desperta várias festas e eventos, a exemplo da “Folia de Reis”, um movimento cultural onde os grupos saem caminhando a pé pelas ruas das cidades, com pessoas trajadas, deixando a folia com um ar mais animado.

A perpetuação das práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, traz consigo a história de um povo, e mantém viva sua identidade cultural. Nossa Capital Porto Velho, na vanguarda da modernização vem se desenvolvendo, se deslumbrando as Margens do Rio Madeira, porém mantendo forte suas tradições, cultura, culinária e seu jeito Rondoniense de ser.