DIA 05 DE FEVEREIRO:
DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

04/Fev/2022 - 12:04

No dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. A data foi criada por meio da Lei Nº 11.695, de 12 de Junho de 2008 e tem como objetivo alertar e sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame, como mecanismo de prevenir o câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo. A Mamografia - um exame de radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas - é o método mais eficaz para detectar precocemente esta patologia, possibilitando melhores chances de cura.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres, sem sinais e sintomas com idade entre 50 a 69 anos, realizem o exame de rastreamento uma vez a cada dois anos, pois isso possibilita identificar o câncer antes do surgimento de sintomas, além da observação mamário que pode ser feita por cada mulher cotidianamente, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, haja vista que grande parte dos cânceres de mama é descoberta através do exame de toque das mamas.

A constância ao exame, tem sido uma problemática que vem preocupando cientistas e médicos. Embora, 70% das brasileiras entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia em rede pública e privada, de acordo com o INCA, apenas 20% das mulheres brasileiras fazem mamografia ao menos a cada dois anos, diz a Pesquisa Avon/IPSOS – Percepções sobre o Câncer de Mama.

Campanha Outubro Rosa SEMADLocalizado às margens da BR-364, o Hospital do Amor Amazônia tem intensificado a Campanha “Prevenção é o ano Todo”, visando conscientizar mulheres acerca da importância dos exames de prevenção durante todo o ano e não apenas no “Outubro Rosa”, mês de combate ao câncer de mama, a SEMAD aderiu a campanha em 2021, sendo encaminhadas mais de 100 servidoras que realizaram os exames gratuitamente e foram beneficiadas com a entrega dos diagnósticos em suas próprias residências, ressaltando a importância das mulheres que se enquadram na faixa etária recomendada em realizarem a mamografia e que a observação mamária pode auxiliar muitas mulheres no diagnóstico precoce.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI