QUARTA FEIRA DE CINZAS

02/Mar/2022 - 12:15

A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma e encerramento do Carnaval. A data representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas.

A Quarta Feira de Cinzas é também inspirada em um antigo ritual judaico, que remete à fragilidade da vida humana, transitória e sujeita à morte, onde as pessoas jogavam as cinzas de ervas queimadas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

No catolicismo, essa data compreende o período entre a quarta de cinzas e a quinta-feira santa (semana antes da Páscoa). A contagem do período é de 46 dias, que representa os 40 dias em que Jesus esteve no deserto e o número de domingos que há no período da quaresma (6). A explicação para essa contagem é que a partir da quinta-feira santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e a Páscoa.

Em Porto Velho, a data será ponto facultativo e a Prefeitura de Porto Velho não terá expediente entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, conforme o Decreto 17.867/2021, que declara ponto facultativo de três dias.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD deseja aos Servidores um ótimo período de carnaval e alerta sobre os cuidados básicos para combater o vírus da COVID-19 nesse período, evitando aglomerações e, por conseguinte, futuros picos de contaminação.

Twitter Whatsapp

2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI