DIA 08 DE MARÇO:
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

07/Mar/2022 - 12:00

Símbolo do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 e teve como objetivo dar ênfase à luta histórica das mulheres em obterem condições equiparadas às dos homens. Atualmente, a data reflete na luta contra o machismo e a violência. Entretanto, somente a partir de 1977 que o dia 8 de março foi institucionalizado como o Dia Internacional da Mulher, dois anos após o “Ano Internacional das Mulheres”, declarado pela ONU em 1975 - marcado por várias ações voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

No Brasil, a luta feminina ganhou força no início do século XIX, com o movimento das sufragistas, que consistiu na reivindicação pela participação e atuação feminina na política. Foi então que em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, o então presidente Getúlio Vargas, concede às mulheres o direito ao voto. A partir dos anos 1970, novas organizações começaram a incluir novas pautas voltadas à igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo maior com o Estado, onde foi criado o Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo e fundado em 1985, a primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Diversas medidas em favor das mulheres brasileiras foram alcançadas no decorrer do tempo, como a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica. Outras datas também foram instituídas e somam com a valorização e ênfase dos direitos adquiridos pelas mulheres, a exemplo do dia 5 de setembro (Dia Internacional da Mulher Indígena), do dia 25 de novembro(Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher) e o dia 25 de julho (Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra).

Exposição em Homenagem as mulheres afro-antilhanas, ocorrida em 2021O Executivo Municipal sancionou a lei que estabelece no Calendário de Porto Velho o dia 25 de julho como "O Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha". A solenidade ocorreu durante a abertura da Semana da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, parabeniza a todas as Servidoras Municipais, que diariamente dedicam seus esforços e contribuem para o progresso e crescimento de nossa Porto Velho.

Twitter Whatsapp

2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI