PÁSCOA
RESSURREIÇÃO E VIDA

17/Abr/2022 - 10:08

Páscoa é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão e tem suas origens baseadas na tradição judaica, possuindo data móvel e o seu sentido cristão relembra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

A palavra Páscoa em português deriva do termo em hebraico “Pessach”, que significa “passagem” , o que remete a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

A entrega dos ovos é uma ação presente em todas as comemorações de páscoa. Essa cultura é muito arraigada em diversos países do mundo e surgiu a partir da tradição da abstinência da Quaresma, onde não se podia comer, dentre outras coisas, ovos nem produtos lácteos. Então, se guardavam os ovos, e para mantê-los frescos eles eram banhados com uma capa fina de cera líquida. Uma vez terminada a Quaresma, eles se reuniam diante da igreja da sua cidade e se presenteavam com os ovos.

No decorrer do tempo, a igreja católica foi mudando as tradições e hoje só se recomenda a abstinência de carne na sexta-feira da Semana Santa, mas a tradição de presentear ovos no Domingo de Páscoa continuou e isso permanece em todo mundo. Vale ressaltar que apenas no princípio do século XIX o chocolate substitui a cera e se tornou o novo atrativo do período pascal.

Para muitas culturas, os ovos representam ‘vida’ e ‘fertilidade’, bem como também têm sentido de uma ‘vida nova’. De Toda forma, é um momento de muita celebração e confraternização, por toda a sociedade brasileira e mundial.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI