19 DE ABRIL:
DIA DO ÍNDIO

19/Abr/2022 - 08:37

No dia 19 de abril, se comemora o Dia Nacional do Índio ou Dia dos Povos Indígenas, a data foi oficializada por meio do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, e visa comemorar e ressaltar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro. Em 19 de abril de 1940, com o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que reuniu vários líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano para discutir e zelar pelos seus direitos, se iniciou uma luta que até os dia de hoje busca oportunizar o índio e o conceder acesso às políticas públicas de educação e inclusão social. Internacionalmente, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra em 09 de agosto o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

O Dia do Índio é uma data bastante relevante, pois Escolas, entidades e diversos grupos indígenas aproveitaram o dia para realizarem atividades e debates a respeito nessa data, bem como eventos que valorizam a memória e a reflexão crítica a respeito da dominação e conquista impostas pelas civilizações europeias. A cultura indígena faz parte da história do nosso país e foi essencial na construção da sua identidade, a exemplo na construção dos nossos costumes, alimentação, língua, a influência na medicina, através do uso de ervas medicinais e também no folclore, com figuras como pajés, caboclinhos, lendas entre outros.

Atualmente, o Brasil conta com 896 919 índios pertencentes a 305 etnias que falam 274 idiomas, sendo distribuídos pelo território nacional. Programas voltados ao índio, como o Programa de Bolsa Permanência (PBP), do Ministério da Educação (MEC) - que oferta auxílio financeiro a alunos das comunidades indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior - e o Programa Korubo - instituído por meio da Portaria nº 693/PRES/2019 e estabelece diretrizes de trabalho, de forma integrada, para povos indígenas de recente contato, a partir de suas especificidades no intuito de somar esforços e otimizar recursos no atendimento ao povo, são ações do governos federal que favorecem o índio, agregando-o a sociedade e preservando sua cultura.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, reconhece a importância dos povos indígenas na sociedade brasileira e destaca que as ações que promovem a inclusão dos povos indígenas são de suma importância para que a sociedade continue se desenvolvendo e preserve a cultura deixada por estes povos.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI