21 DE ABRIL
DIA DE TIRADENTES

21/Abr/2022 - 11:11

No dia 21 de abril, se comemora o dia de Tiradentes, data em que o Brasil relembra e homenageia a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier. A morte se deu pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos que visava independência do Brasil em relação a Portugal. Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma revolta, de 1789, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. O movimento culminou na Sentenciação de Morte por Enforcamento, de Tiradentes, após ter sido denunciado por um participante e tiradentes ser apontado como líder do movimento. O mesmo assumiu a responsabilidade e conseguiu proteger os companheiros, embora não fosse verdade.

O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965, por meio da Lei N. 4.897, que também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes, no período do presidente marechal Castelo Branco.

O dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Até que sua imagem começou a ser recuperada e louvada como um dos heróis da nação e um dos que lutaram pela liberdade, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI