DIA DAS MÃES:SEMAD parabeniza as Mães pelo seu Dia.

08/Mai/2022 - 06:00

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano e visa homenagear a figura familiar materna (mãe), agradecer pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente e enaltecer a maternidade. No Brasil, o dia é uma data móvel, comemorada todo segundo domingo do mês de Maio anualmente, mas em outros países, a data varia do mês março até dezembro e varia de acordo com cada país.

A comemoração mais antiga do Dia das Mães tem origem mitológica, onde é oferecida a Reia, a Mãe dos deuses. Após a cristianização do Império Romano, a tradição continuou, mas passou a ser celebrada no 4º domingo da Quaresma, em honra da Virgem Maria.

No Século XX, Anna Jarvis, uma jovem americana que perdeu a mãe, entrou em depressão e suas amigas, resolveram perpetuar a memória da mãe de Anna, com uma celebração Entretanto, Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, o que fez com que o dia ganhasse notoriedade e a comemoração se propagasse por todo país. Foi em 1914, que a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e passou a ser comemorada em 9 de maio. Já no Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País, por meio do Decreto 21.366 de 5 de maio.

Vale ressaltar que o mês de maio é uma das principais épocas no varejo brasileiro do primeiro semestre. De acordo com a consultoria Neotrus, em 2021, mesmo com as restrições de mobilidade geradas pela pandemia, o período movimentou cerca de R$ 6,4 bilhões, associando também o Dia das Mães ao marketing e à comercialização dos produtos.

Todavia, o mais importante é que a figura materna, que possui uma relevância significativa na vida de todos, seja homenageada, independentemente da data em que é estabelecida. A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, parabeniza toda as mães pelo dia das mães, em especial a todas as Servidoras Municipais, que diariamente deixam seus lares e famílias, para contribuem de forma excepcional para o crescimento e progresso do Município de Porto Velho, colaborando com a gestão e fortalecendo seu papel na sociedade. “Presto todas as homenagens a cada mãe, por sua garra, força, determinação, coragem e dedicação, pois são as impulsionadoras que formam gerações e determinam o futuro! Gratidão” concluiu.