CONSCIENTIZAÇÃO
Mês do Doador de Sangue e de Combate a Anemia e Leucemia

06/Jun/2022 - 10:34

O mês de Junho é marcado por duas campanhas de conscientização de suma importância, sendo o Junho Vermelho em prol da doação de sangue e o Junho Laranja, para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea. Ambas complementam e alertam a sociedade para a doação.Mês Mundial do Doador de Sangue

Com a pandemia, muitos centros de hemoterapia e hematologia foram prejudicados durante o isolamento social, o que fez com que os estoques dos bancos de sangue das cidades brasileiras caíssem significativamente. É importante salientar que o ato de doar não coloca o doador em risco e pode ser feito através do deslocamento até a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, que tem a finalidade de coletar, armazenar e distribuir sangue, bem como distribuir seus derivados e tratar doenças de sangue. A FHEMERON, que está localizada na Rua Benedito de Souza Brito, Setor Industrial, Esquina com Avenida Jorge Teixeira, CEP 76821080, atende a toda população de segunda-feira à sexta-feira no horário de 7h15 às 18h, e aos sábados das 7h15 às 12h.

Mês de Combate a Anemia e LeucemiaA Anemia e Leucemia são doenças preocupantes que têm o sangue como protagonista. Discutir o assunto, os cuidados e as informações sobre o tema é o objetivo da campanha Junho Laranja, que incentiva um diagnóstico correto e precoce dessas enfermidades. A leucemia está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no mundo e segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, afeta a cada ano, cerca de 257 mil novos brasileiros. O crescimento dos diagnósticos e os números indicam que é preciso conscientizar não só acerca da importância da prevenção, mas também da doação de medula óssea, uma importante forma de contribuir para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas. Atualmente, Rondônia possui o maior número de doadores de medula óssea do Brasil. A FHEMERON também é responsável por fazer a coleta e atende voluntários todos os dias das 7h às 18h. Para fazer a doação, o voluntário deve ter entre 18 e 55 anos de idade e não ter nenhuma doença autoimune.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, alerta a todos os servidores, para as duas temáticas do mês de Junho e convida a todos os portovelhenses voluntários, a procurar o Hemocentro da Capital e realizarem sua doação, contribuindo assim, para a diminuição dessa problemática em nosso Estado e no Brasil.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI