26 DE AGOSTO
Dia Internacional da Igualdade Feminina

26/Ago/2022 - 13:43

Data também faz alusão ao Agosto Lilás campanha de combate a violência contra a mulherNo dia 26 de agosto se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina, uma data que homenageia a aprovação da 19ª Emenda americana, que permitiu o voto às mulheres dos EUA em 1973, bem como a luta, conquista e empoderamento pela igualdade de gênero, uma pauta que agrega inúmeras iniciativas nacionais e internacionais. Há de se destacar que no Brasil, as mulheres conquistaram o direito limitado ao voto em 1932, possíveis às mulheres casadas e com renda própria, já em dois anos mais tarde foram eliminadas tais restrições, sendo que em 1946, o voto feminino passou a ter obrigatoriedade.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as mulheres correspondem a maior parte da população fora da força de trabalho (formal ou informal), sendo 64,5% das pessoas.

Ao longo das décadas muitas conquistas foram alcançadas, dentre elas destacam-se a licença maternidade, que prevê as mulheres um período para ficarem sem trabalhar um mês antes e um mês após o nascimento do bebê, além da proibição da demissão de gestantes. Diversos métodos anticonceptivos também colaboraram para que a mulher tivesse maior liberdade em relação ao corpo e à gravidez. Iniciativas e lutas por direitos, proporcionaram às mulheres um espaço maior de igualdade e as dão voz para se expressarem e oportunidade para usufruam de suas conquistas e esforços.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, homenageia a todas as mulheres que em sua essência trazem o sentimento de persistência no que almejam. Apesar das muitas conquistas obtidas nas últimas décadas, sabemos que ainda há um caminho longo a percorrer para que a mulher viva em uma sociedade mais justa e com menos desigualdades entre os gêneros.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade