DIA DO PROFESSOR:
SEMAD homenageia profissionais reconhece sua importância para a Gestão e parabeniza educadores

15/Out/2022 - 06:00

O dia 15 de Outubro é marcado pelas comemorações em homenagem ao trabalho dos profissionais da educação, pessoas que possuem enorme importância no processo de formação de indivíduos para a sociedade, sendo a profissão na grande maioria dos países. O educador é responsável pela apresentação do conhecimento formal, mas também passa pela experiência de ensinar e, ao mesmo tempo, aprender a partir de sua convivência com o mundo diferente de seus alunos.

A data faz jus ao dia em que d. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil, sendo a primeira grande contribuição da lei a determinação da obrigatoriedade das Escolas de Primeiras Letras (atualmente conhecida como Ensino Fundamental) a ensinarem para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Cento e vinte anos depois, a data foi transformada em feriado escolar, quando em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que, em 15 de outubro, fosse dado aos professores um dia de folga, haja vista que o segundo semestre escolar era extenso e contavam com apenas 10 dias de folga.

Na data, professores se reuniam para analisar os rumos do restante do ano letivo, momento que também contava com a participação dos alunos. A celebração, realizada todos os anos em São Paulo, ficou famosa em todo o país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo presidente João Goulart e pelo então ministro da Educação Paulo de Tarso.

O preço da educação é inestimável. Mediante a isso, a SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, homenageia e parabeniza a todos os Professores, pelo seu dia e reconhece sua relevância para o Município de Porto Velho. “Professores são pessoas que dedicam a sua vida ao ensino e não medem esforços para que o conhecimento evolua, contribuindo diretamente com o progresso e o desenvolvimento de nossos cidadãos. A Administração felicita a todos os professores e afirma que o papel desse profissional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade” parafraseou.

Twitter Whatsapp

2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI