imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

15 DE NOVEMBRO:DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

14/Nov/2022 - 13:02

No dia 15 de novembro de 1889 o Brasil se tornava uma República e deixava de ter um Rei para ter um Presidente, a monarquia teve um fim e o país deixou de ser colônia de Portugal. Especialistas afirmam que a Proclamação aconteceu 67 anos, dois meses e nove dias depois do 7 de setembro de 1822, quando o Brasil foi declarado independente da Coroa Portuguesa por Dom Pedro I.

Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, foi uma figura importante para que esse evento fosse concretizado, haja vista que ele teve apoio para enfrentar o regime monárquico constitucional parlamentarista do Império do Brasil, e, após anos de grande insatisfação dos militares com o governo monárquico e de republicanos civis, é que a República entrou em vigor no Brasil definitivamente.

Atualmente o 15 de novembro é considerado feriado nacional e foi instituído pela Lei nº 662, de 06 de abril de 1949. Vale ressaltar que a Proclamação da República marcou o início do processo de modernização do Estado Brasileiro, assim como também proporcionou o aumento da autonomia política local nas diferentes regiões do Brasil e o fortalecimento do projeto industrializante no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento e na ampliação da importância regional que o país tem hoje.

A Secretaria Municipal de Administração- SEMAD, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira celebra o Feriado da Proclamação da República e reconhece os benefícios para o Brasil e seus reflexos aos munícipes de Porto Velho.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho