Novembro Azul:Mês de conscientização sobre a saúde do homem

18/Nov/2022 - 10:49

O mês de novembro traz consigo uma temática de campanha muito importante e é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Tendo iniciativa na Austrália em 2003, o “Novembro Azul” foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008 e até os dias atuais busca sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Vale ressaltar que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro. Todavia, o Ministério da Saúde durante todo mês anualmente tem criado iniciativas para abordar a saúde do homem como um todo, além de reforçar a importância dos cuidados e prevenção de doenças em geral, dentre elas o câncer de próstata, incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir a cura do câncer de próstata com o diagnóstico precoce.

Outrossim, dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Atualmente, o SUS oferece tratamento específico em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). Dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de prostata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha acredita que embora haja toda a massificação da campanha no mundo, percebe-se que ainda há necessidade de cada vez mais conscientizar a população masculina sobre essa temática e alerta a todos os servidores sobre a importância de conhecer essa doença, incentiva aos homens a sempre procurarem um médico regularmente, a buscarem conhecer essa neoplasia, além de criar hábitos saudáveis, como a pratica exercícios, alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental, e, fazer o exame da próstata, periodicamente, pois tais hábitos podem prevenir o Cancer de Próstata.