04 DE FEVEREIRO
DIA MUNDIAL DO CÂNCER

04/Fev/2023 - 08:00

O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro e tem como objetivo fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a missão de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos a se mobilizarem pelo controle da patologia.

A data foi instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005 e desde então trabalha para que o maior número de pessoas tenham informações sobre a doença, conheçam os meios de prevenção para que cada vez mais tenhamos indivíduos com diagnóstico precoce e aumento nas probabilidades de vida. Atualmente, no Brasil, a programação do Dia Mundial do Câncer é organizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.

Prevenir é sempre a melhor opçãoVale ressaltar que o Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento de células desordenado e invadem tecidos e órgãos, não possuem causa única, podendo ocorrer tanto por causas externas (presentes no meio ambiente) como internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas), mas em sua grande parte estão associados a causas externas, onde células se dividem rapidamente, tornando-as muito agressivas e incontroláveis, formando tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência do câncer, das quais, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Estudos mostram que, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a preocupação é que em 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano, sendo que estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, alerta a população para que busque cada vez mais se atentar para a temática e cuidar da saúde, pois tais ações são indispensáveis para a prevenção do câncer, a exemplo de não fumar; melhorar a alimentação, praticar atividades físicas; realizar exames preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos; vacinar-se corretamente; evitar bebidas alcoólicas, carnes processadas, exposição ao sol entre 10h e 16h e a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Núcleo de Comunicação/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI