MARÇO AMARELO LILÁS AZUL MARINHO:
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE A ENDOMETRIOSE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E COLORRETAL

14/Mar/2023 - 12:00

Símbolo da Campanha Março LilásO mês de março é marcado por três campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: lilás para falar da prevenção ao câncer do colo do útero; amarelo para endometriose; e azul-marinho para câncer colorretal.

A campanha Março Lilás consiste na conscientização e atenção aos cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical. A doença é silenciosa nos estágios iniciais e geralmente está relacionada à infecção pelo vírus HPV, sendo possível o diagnóstico através do exame papanicolau, onde as células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a possível presença de lesões.

Símbolo da Campanha Março AmareloO Março Amarelo é uma campanha mundial que tem por objetivo reforçar as discussões acerca da endometriose, uma doença que atinge cerca de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, sendo mais de 6 milhões somente no Brasil. Embora seja uma doença comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser detectada, podendo levar alguns anos até o diagnóstico definitivo após o aparecimento dos primeiros sinais.

Símbolo da Campanha Março Azul MarinhoPor fim, o Março Azul-marinho visa mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos do câncer colorretal. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) calculam que em 2020, foram detectados cerca de 20.470 novos casos da doença em mulheres e 20.520 em homens. Em geral, os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes, tendo como fatores de risco a obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, alerta a todos os servidores municipais sobre os mecanismos existentes de prevenção, informando que o diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura e também pode ser feito através de exames periódicos disponíveis nas redes pública e privada. Por fim, o março Amarelo, Lilás e Azul-Marinho, também visa dar maior ênfase às informações já existentes e busca o fortalecer o diálogo acerca dessas patologias.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI