Desde 1943, 19 de abril marca o Dia dos Povos Indígenas. Anteriormente conhecida como Dia do Índio, a celebração teve seu nome alterado em julho de 2022, por meio da Lei Nº 14,402, atendendo a demanda do movimento indígena que reconhece o novo nome como mais representativo da diversidade e cultura destes povos.
Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro e em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em Patzcuaro, no México, no ano de 1940, sendo instituída no Brasil por um decreto-lei do então presidente Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo.
O propósito maior da data é celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil - de acordo com o Censo de 2010 -, além de buscar combater preconceitos e estabelecer políticas públicas que garantam os seus direitos dos povos originários.
Destarte, a SEMAD - Secretaria Municipal de Administração reconhece a relevância da data, mas acredita que 19 de abril, vai além de celebrações, sendo seu maior propósito representar um dia para a reflexão e luta, uma vez que há muito a se avançar nos direitos dos povos originários brasileiros ainda.