21 DE ABRIL
DIA DE TIRADENTES

21/Abr/2023 - 09:57

Joaquim José da Silva XavierNo dia 21 de abril, se comemora o dia de Tiradentes, data relembra e homenageia a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier. Sua morte se deu através da Inconfidência Mineira, movimento ocorrido em meados de 1789, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português, culminando na Sentenciação de Morte por Enforcamento, de Tiradentes , após ter sido denunciado por ser apontado como líder do movimento.

Sua morte por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista, até que sua imagem foi recuperada e louvada como um dos heróis da nação como alguém que lutou pela liberdade, após a Independência do Brasil.

Outrossim, 21 de abril foi instituído como feriado nacional em 9 de dezembro de 1965, por meio da Lei Nº 4.897, que também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, reconhece a importância de Joaquim José da Silva Xavier para a história do Brasil e ressalta a relevância da data na valorização história nacional.

Núcleo de Comunicação - NUCOM/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI