24 DE JANEIRO:
SEMAD parabeniza Porto Velho pelo seus 109 anos de Instalação

24/Jan/2024 - 09:50


Parabéns a Porto Velho e a todos os Portovelhenses que fizeram e fazem parte dessa história No dia 24 de janeiro de 2023, a cidade de Porto Velho completa seus 109 anos de instalação, como município. Foi em meados de 1915 que o antigo território federal do Guaporé elevou sua categoria de distrito a município do Amazonas e tornou-se autônomo e seu primeiro superintendente foi Major Fernando Guapindaia.

Vale ressaltar que a criação de Porto Velho aconteceu no dia 2 de outubro de 1914, através da Lei Nº 757, assinada pelo governador do estado do Amazonas, Jonatas Pedrosa e no ano seguinte é que o município recebeu a nomeação oficial do superintendente e dos membros do Conselho Municipal, posteriormente sendo em 1943, desmembrada para se tornar a capital do então Território Federal do Guaporé e posteriormente do atual estado de Rondônia.

Momentos marcantes, como a instalação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, os inúmeros ciclos migratórios de diversos povos, fluxos econômicos como a exploração da borracha, da cassiterita, do ouro, a construção das usinas no Madeira fizeram da Capital de Rondônia uma cidade receptiva a mudanças, culturalmente dinâmica, cheia de vida, refletindo na construção de uma economia perene e nítidas evoluções de expansão demográfica, urbana e social, sendo repleta de cultura, gastronomia típica e cercada de belezas naturais.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI