A campanha “Julho Amarelo” foi instituída por meio da Lei nº 13.802/2019 e visa reforçar as ações de prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Todo ano a campanha tem como finalidade conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.
A responsabilidade de contribuir para a diminuição das hepatites é nossa, pois cada portovelhense deve buscar a imunização, prevenir-se contra o contágio, procurar ajuda médica ao sentir os sintomas, e, por conseguinte, ajudar na desacentuação das contaminações virais em Porto Velho.