imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

SEMAD PARABENIZA A CIDADE DE PORTO VELHO NOS SEUS 107 ANOS E RECONHECE O VALOR DOS DESBRAVADORES QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DA NOSSA CAPITAL

01/Out/2021 - 12:49

Três Caixas D'Água A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), construída entre 1907 e 1912, foi um marco histórico que deu origem a Cidade de Porto Velho a 107 anos, em 2 de outubro de 1914, quando o governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa, sancionou a Lei nº 756, que elevou a categoria do pequeno povoado da comarca de Humaitá à condição de cidade.

Porto Velho é o berço da diversidade cultural do Estado de Rondônia. Suas riquezas naturais, históricas e econômicas, dentre elas sua grande biodiversidade de peixes, a enorme quantidade de vegetação, sua vasta extensão territorial, bem como sua relevância econômica e na política internacional, resplandecem a sua marca enquanto capital e sua exuberante beleza diante da cultura nacional e da formação de Rondônia.

Locomotiva Maria Fumaça “Celebrar essa data é reviver com honra o nosso louvável passado, onde muitos desbravadores deram suas vidas para que nossa cidade se desenvolvesse e se tornasse a Capital que é hoje. A administração Pública zela por essa história e reconhece o valor que muitos destemidos pioneiros tiveram para nossa cidade. Relembrar a história é voltar ao passado com uma viva esperança no futuro, com responsabilidade e dinamismo que a Gestão Municipal emprega para dias melhores a nosso Municipes" disse o Secretário Municipal de Administração Sr. Alexey da Cunha Oliveira.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho