OUTUBRO ROSA
04 de outubro de 2021 05:00

MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Secretaria de Administração

Secretaria de Administração

Secretaria de Administração

“Outubro Rosa”, é um movimento mundial que tem como foco prevenir o câncer de mama e estimular a população a realizar ações e projetos voltados a essa causa, que a cada ano vem se tornando presente na vida de muitas mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, esse tipo de patologia é muito comum se comparado a outros tipos de cânceres.

O mês de outubro tornou-se símbolo da Campanha, após, em meados dos anos 90, vários Estados realizarem ações isoladas de combate ao câncer de mama e a realização de exames de  mamografia no referido mês. Com base neste engajamento, o Congresso Americano efetivou a aprovação, onde  tornava  o mês de OUTUBRO ,  o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.

A campanha estendeu-se para o mundo inteiro e no Brasil, a primeira ação voltada a causa aconteceu na comemoração dos 70 Anos do Encerramento da Revolução, quando o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação rosa, em 02 de outubro de 2002. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes, com apoio de uma empresa de cosméticos europeia.

Desde então,  órgãos e repartições públicas têm investido e incentivado projetos voltados à Campanha Outubro Rosa. A Secretaria Municipal de Administração também aderiu a campanha e alerta a população e a todas as Servidoras sobre os cuidados preventivos, importantes para o diagnóstico precoce, o que proporciona maior possibilidade de tratamento e cura, além de diversas ações que serão desenvolvidas durante o mês de Outubro através da Coordenadoria de Saúde Ocupacional – CSO/SEMAD, voltadas às servidoras Públicas. 

 O cuidado preventivo e a conscientização são as  principais formas de combater o câncer de mama, pois traz maiores chances às mulheres que são acometidas com essa enfermidade. O diagnóstico e o Tratamento Precoce salva vidas!


 

Compartilhar:
Ir para o conteúdo (Alt + 1) Ir para o menu (Alt + 2)