imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

No mês de prevenção ao câncer de mama SEMAD em parceria com o Hospital de Amor Amazônia oferece serviços gratuitos para exame preventivo e mamografia

11/Out/2021 - 13:55

A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) em parceria com o Hospital de Amor Amazônia (HA) disponibilizará às Servidoras Municipais atendimentos para exames de mamografia e papanicolau. A ação é alusiva ao Outubro Rosa - mês de prevenção ao câncer de mama.

Serão franqueadas 60 vagas para o exame de mamografia, distribuído nos períodos matutino e vespertino, e, 40 vagas para o exame de papanicolau, nas instalações do hospital de Amor, localizado na Br-364, km 16.

As servidoras que desejam fazer os Exames devem preencher o Formulário de Cadastro disponibilizado no Portal do Servidor. Após o cadastro, a Equipe da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO/SEMAD) entrará em contato para agendar a data e horário dos exames.

O HA disponibilizará transporte que sairá do Prédio da SEMAD ao Hospital de Amor Amazônia para a realização dos exames, e, ao término, fará o translado de retorno a SEMAD.

EXAME DE MAMOGRAFIA:

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia e serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Para realizar o Exame de Mamografia, você precisa:

* Ter idade entre 40 e 69;

* Mulheres entre 40 e 49 anos devem realizar seu exame anualmente;

* Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar seu exame a cada 2 anos;

* Não ter realizado mamografia em um período menor de 1 ano.

EXAME DE PAPANICOLAU:

O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Além disso, com o exame é possível encontrar cedo lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero.

Para realizar o Exame de Papanicolau, você precisa:

* Ter idade entre 25 e 64 anos;

* Ter vida sexual ativa;

* Não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame;

O resultado dos exames não alterados serão entregues via correios ou com retirada no Hospital do Amor. Os exames com o resultado alterado, permanecerão na unidade fixa do hospital do amor e as pacientes serão convocadas através dos telefones informados no cadastro para realização dos exames complementares, em Porto Velho.

“Precisamos incentivar e proporcionar às nossas servidoras a oportunidade de realizar seus exames preventivos, para que o diagnóstico precoce seja feito e as chances de cura e os impactos da doenças sejam minimizados. A administração agradece ao Hospital do Amor e está empenhada para o êxito nessa parceria, que vai beneficiar a todas as servidoras que atuam na administração pública do Município" disse o Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho