15 de Novembro:Dia da Proclamação da República

15/Nov/2021 - 08:00

A Proclamação da República, é celebrada no dia 15 de novembro, uma data importante para o Brasil, pois se comemora o rompimento do regime monárquico e a implantação do regime republicano no Brasil. Esta data foi instituída como feriado nacional pela Lei nº 662, de 06 de abril de 1949.

O evento da Proclamação da República aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822, o que tornava o Brasil o único país independente do continente americano, governado por um imperador.

Com a insatisfação das forças armadas em não terem o reconhecimento pelo esforço na Guerra do Paraguai (1864 - 1870) e não poderem opinar sobre suas posições políticas, a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888 e a perda do poder da igreja em interferir na organização do clero no Brasil, foi então que no Rio de Janeiro, a então capital do país, liderados por Marechal Deodoro da Fonseca, um grupo de militares deram o golpe de estado no Império.

A Secretaria Municipal de Administração- SEMAD, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira celebra o Feriado da Proclamação da República e reconhece os benefícios para o Brasil e seus reflexos aos munícipes de Porto Velho.