JANEIRO BRANCO:
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

12/Jan/2022 - 13:20

O Janeiro Branco é considerado o mês da “Saúde Mental” e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas junto as instituições.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% no ranking, comparado aos demais países. Além disso, é o segundo maior das Américas em índice de depressão, alcançando os 5,8%, se comparado os países de alta e baixa renda com os transtornos envolvendo a mente. Em países de alta renda são ofertados tratamentos adequado de 35% a 50% das pessoas, e nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.

Em contexto pandêmico, é evidente o aumento de sofrimento psíquico na população, principalmente em quem já tinha fatores preexistentes. O isolamento social - essencial para a proteção da saúde da população - tem sido um dos fatores de grande impacto na saúde mental durante a pandemia do novo Coronavírus. Devido ao período de distanciamento social, quarentena ou isolamento, a redução de estímulos, perda de renda pela impossibilidade de trabalhar e alterações significativas na rotina geram forte impacto na vida das pessoas.

Com objetivo de cuidar da qualidade de vida dos Servidores Públicos Municipais de nossa Capital, foi criada a Coordenação de Saúde Ocupacional – CSO. O Janeiro Branco visa ampliar e expandir cada vez mais a psicoeducação das pessoas, para que a vida seja valorizada e cuidar da Saúde Mental se torne uma cultura entre os brasileiro.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI