15 DE FEVEREIRO
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL

15/Fev/2022 - 11:19

O dia internacional de luta contra o câncer infantil é lembrado mundialmente no dia 15 de fevereiro, uma data importante que tem como objetivo alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer na fase infantil e expressar apoio às crianças, adolescentes e suas famílias. Criado em 2001, pela Childhood Cancer International, o dia é marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes e em 2022, completa sua 21ª edição.

Mundialmente falando, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima que todos os anos, 215.000 casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85.000 em adolescentes entre 15 e 19 anos. Já no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados anualmente, sendo também a principal causa de morte em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos.

Em todos os casos, o diagnóstico precoce é a melhor forma para reduzir as complicações agudas e tardias do tratamento, haja vista que ele detecta as neoplasias em fase inicial, possibilitando um tratamento mais seguro, em especial nos tumores mais frequentes na infância e na adolescência, como as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Portanto, faz-se necessário o acompanhamento médico, o atendimento especializado e o olhar atento das famílias, no reconhecimento inicial dos sintomas. Dentre os sintomas que podem ser relacionados ao câncer infantojuvenil, estão: a palidez, hematomas ou sangramento; caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar; alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; inchaço abdominal; dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo do dia); dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção, e cansaço excessivo.

A Secretaria Municipal da Administração - SEMAD alerta aos portovelhenses sobre a consciência acerca da temática para a atenção e a percepção dos sintomas em fase inicial, pois o câncer infantojuvenil é um problema de saúde pública, e a atuação da população junto aos órgãos públicos competentes aliados a família é fundamental para o combate à doença.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI