CARNAVAL
A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINSTRAÇÃO SEMAD CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS

25/Fev/2022 - 12:03

O carnaval brasileiro é a festividade mais celebrada de todo o ano e o evento de maior ênfase popular da nossa cultura, tendo sua origem durante o período colonial. Todavia, no decorrer do século XX, outros ritmos e danças foram adicionados e atualmente fazem parte dessa festa, a exemplo do samba, o maracatu e o frevo. Atualmente, blocos carnavalescos, também é uma das atrações mais características do evento, sendo representados por várias escolas de samba. Embora sua celebração engloba muita folia, apresentação de inúmeros blocos de rua e manifestações populares, o carnaval é de origem religiosa, uma vez que a sua celebração antecede a quaresma. Em latim, Carnis levale, significa “Retirar a carne".

Porto Velho, está entre as capitais da região norte que possuem um dos carnavais de maior popularidade, sendo também conhecido por ter o “carnaval de 35 dias”. Isso acontece, devido à capital de Rondônia realizar cerca de 25 eventos e possuir mais de 16 blocos de ruas, que espalham muita purpurina e alegria pelas suas ruas, dentre eles a Banda do “Vai quem quer”, maior bloco carnavalesco do norte.

Com a pandemia e os picos de contaminação, capitais e cidades brasileiras vem cancelando o evento desde 2021, como forma de conter a propagação do vírus e de novas variantes. Em 2022, a Prefeitura Municipal de Porto Velho novamente decretou o cancelamento das festividades carnavalescas, por meio do DECRETO Nº 17.887, DE 12 DE JANEIRO DE 2022, pois de acordo com a administração municipal, o motivo do cancelamento é o aumento expressivo no número de novos casos de Covid-19 e o surto de influenza. Além da capital, outros 18 municípios do Brasil e o Distrito Federal cancelaram as festividades públicas, como Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Juiz de Fora (MG) e São Luiz do Paraitinga (SP), municípios famosos por suas festas no período.

A mensagem da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD para todos os Servidores Públicos de nossa municipalidade é um alerta acerca da conscientização e dos cuidados preventivos, pois evitam a propagação do vírus e possibilita a redução dos números de infectados. Embora não haja aglomerações neste ano, todo cuidado tomado, preserva a vida dos cidadãos, que com responsabilidade podem conter o ciclo da infecção, possibilitando num período curto de tempo a alternativa de manifestarem suas atividades culturais, que fazem parte da vida de nossa cidade.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI