Dia 08 de abril:
Dia mundial de combate ao câncer

08/Abr/2022 - 09:40

No dia 08 de abril, se comemora o Dia mundial de combate ao câncer. A data alusiva foi criada através União Internacional de Controle do Câncer (UICC), tendo como objetivo reunir organizações ao redor do planeta e conscientizar as pessoas acerca da importância de adquirir hábitos de vida saudável, com o intuito de prevenir o câncer.

O câncer, também denominado neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células, ocasionando invasão de tecidos e órgãos, formando tumores, que podem se espalhar por todo o corpo. Suas causas advêm tanto de fatores externos, como o ambiente de vivência ou hábitos e costumes do dia a dia, bem como por fatores internos, que, na maioria das vezes, estão geneticamente predeterminados.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos, como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.

No Brasil, dia 27 de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, visa ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. A doença está entre as três que mais matam e de acordo com o INCA afetou, somente em 2020, cerca de 316.280 mulheres e 309.750 homens, sendo seus tipos mais comuns: câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão e câncer de estômago.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, alerta a todos os servidores, para a criação de hábitos saudáveis e cuidados com a saúde individual.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI