15 DE ABRIL
SEXTA-FEIRA SANTA

15/Abr/2022 - 10:53

Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, Sexta Feira "Maior", é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. No cristianismo, este dia relembra o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado e representa a crucificação do Messias.

De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a sexta-feira santa é um feriado federal que se realiza na semana santa, que acontece no fim da Quaresma, um período que se inicia na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

Para os Cristãos, se realizam as últimas celebrações da semana santa, através do Tríduo Pascal, iniciado na quinta-feira santa à noite e encerrada no domingo de Páscoa. Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos e se tornou costume entre os fiéis a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano. Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, deseja a todos os servidores municipais um ótimo feriado e uma Sexta-feira Santa de muita reflexão e renovação.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI