imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

28 DE ABRILDia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

28/Abr/2022 - 08:30

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado anualmente no dia 28 de abril. A data surgiu em homenagem à explosão de uma mina em 1969, no estado norte-americano da Virgínia, que terminou com 78 mineiros mortos. O dia foi instituído no ano de 2003, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Instituição da data se deu pela Lei nº 11.121/05.

Neste dia são realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. Dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, apresenta o Brasil como o quarto país do ranking mundial em acidentes de trabalho. Estima-se que a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

Vale ressaltar que o número de acidentes de trabalho vem aumentando a cada ano. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (Aepes), durante o ano de 2016 foram registrados 578,9 mil acidentes do trabalho no INSS. Comparado com 2015, o número de acidentes de trabalho teve um decréscimo de quase 7%.Tal fato, impulsiona a discussão sobre prevenção de acidentes e doenças no trabalho e o desenvolvimento de alternativas cada vez mais seguras e saudáveis.

Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, por meio da Coordenadoria de Saúde Ocupacional - CSO, realiza a Primeira Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (I - SIPAT) tendo seu início no dia 25 de abril e estendendo-se até o dia 29.05, conta com palestras, atividades de prevenção, treinamento em primeiros socorros, uso adequado de EPI 's, entre outras ações. O objetivo do evento é contribuir para a construção coletiva de uma cultura prevencionista, com foco no bem-estar, na saúde e na segurança dos Servidores Municipais.

O Secretário Alexey da Cunha Oliveira, ressalta a importância da data para a Administração e destaca a necessidade do desenvolvimento de propostas, programas e políticas públicas com foco na prevenção de acidentes e doenças no trabalho. Acreditamos na efetividade de uma cultura de segurança e saúde ocupacional, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos, priorizando sempre a prevenção e a qualidade de vida de nossos Servidores.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho