MAIO AMARELO E LARANJA
Mês de Atenção pela vida no trânsito e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

20/Mai/2022 - 09:10

O mês de Maio é marcado por duas lutas importantíssimasO mês de Maio é um mês que traz consigo duas cores que são de extrema importância. A cor laranja, que foi escolhida para representar a bandeira contra o abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e, a cor amarela, que representa a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Maio também é o mês das mães, mas não só isso, ele traz consigo uma chamada de alerta para essas problemáticas, que são reais e estão presentes na nossa sociedade.

O Maio Laranja, tem como data principal do mês o dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que marca a cor e o objetivo do mês durante todo os dias de maio. A expressão "Maio Laranja" surgiu da ideia de usar uma flor como símbolo da campanha. A flor remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Além disso, o mês também chama a atenção da sociedade para que assuma um papel de responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Já o Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo um movimento internacional que defende a conscientização para redução de acidentes de trânsito e acredita que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Durante o mês, são realizadas diversas ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, objetivando colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Desde maio de 2011, a Organização das Nações Unidas estabeleceu maio como o mês para esta luta, pois, em 11 de maio, foi decretado a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. E o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI