imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

14 DE JUNHODia Mundial do Doador de Sangue

13/Jun/2022 - 12:18

Doação de Sangue: Um ato de amor que pode salvar vidasO Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner (1868 - 1943), que descobriu o fator Rh e várias diferenças dos tipos sanguíneos. Além disso, tem como objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

A partir da data a campanha junho vermelho ganhou ênfase, oferecendo oportunidade a governos e autoridades nacionais de saúde a fornecer recursos suficientes para que a coleta de sangue se expanda e mais voluntários venham aderir a campanha.

De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, recomenda-se que pelo menos 5% da população seja doadora de sangue, para que os estoques dos hemocentros possam atender confortavelmente as necessidades da população. Porém, estima-se que apenas de 2% a 2,5% da população brasileira seja voluntária. Dessa forma, quando alguém precisa realizar uma transfusão de sangue, o único caminho possível é contar com o gesto solidário das pessoas.

Vale ressaltar que um ambiente social e cultural solidário tem grande relevância no desenvolvimento de um programa de doação de sangue eficaz. Em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração tem sido cenário de muitas ações solidárias como enfatizadora de campanhas sociais e acredita que as ações realizadas junto aos servidores podem contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária. Alusivo ao dia mundial do doador de sangue, o Secretário Alexey da Cunha Oliveira, convida a todos os servidores, para estarem trajados com roupas na cor vermelha, como forma de destacar a importância de falarmos sobre a doação de sangue, dando ênfase a sua objetividade em salvar vidas.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho