imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

CONSCIENTIZAÇÃOSEMAD alerta para o cuidado e prevenção contra câncer de cabeça, de pescoço e hepatites virais

14/Jul/2022 - 09:19

O sétimo mês do ano marca o início do segundo semestre e traz consigo duas importantes campanhas de saúde que alertam a todos sobre a importância de se cuidar e o quão relevante é a prevenção. Estamos falando do Julho Verde, comemorado no dia 27 de julho, que visa a Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, e, do Julho Amarelo, comemorado no dia em 28 de julho que alerta sobre a conscientização de hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

Mês de combate a Hepatites ViraisA campanha contra Hepatite Virais foi criada pela OMS - Organização Mundial da Saúde e se faz necessária, uma vez que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e dados da própria organização, estimam que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C. As hepatites são inflamações e infecções na região do fígado, ocasionadas a partir de vírus, bactérias ou produtos tóxicos, como álcool, medicamentos e algumas plantas. As mais comuns são hepatites A, B, C, D e E, que podem acarretar insuficiência hepática, comprometendo as funções do fígado.

Mês de combate ao Câncer de cabeça e pescoçoAlém das hepatites, é válido também lembrar sobre o câncer de cabeça e pescoço, haja vista que essa patologia é Brasil, é o quinto câncer mais frequente entre homens, afetando de forma mais comum a região da boca. De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o câncer de boca afeta em média 15 mil pessoas ao ano, sendo que, desse quantitativo, 6 mil vão a óbito, sendo que um fator de risco é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, aumenta em até seis vezes a incidência da doença. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, criou a campanha julho verde, com o foco em alertar e conscientizar as pessoas sobre os sinais da doença.

Todas as campanhas que fazem alusão aos meses do ano e suas cores têm um ponto em comum: a prevenção. A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração alerta e afirma que é importante sempre estarmos atentos aos sinais e mais do que isso, rotineiramente realizamos exames de rotina, o que auxilia no diagnóstico precoce, facilitando o combate e a cura. “Cuidar da saúde exige de nós muita atenção, dedicação e hábitos de prevenção. A prevenção não tem idade e é o melhor caminho”, corrobora com a campanha o secretário Alexey da Cunha Oliveira.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

COMUNICAÇÃO/SEMAD


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho