AGOSTO DOURADO SEMAD
O MUNDO UNIDO PELA AMAMENTAÇÃO

12/Ago/2022 - 09:23

Agosto Dourado ressalta a importância do alimento para o bebêA campanha criada em 1992, foi designada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”. O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio.

Aumentar as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão aquém do esperado em diversos países – entre eles o Brasil.

Em Porto Velho especializada na mobilização, proteção e incentivo do aleitamento materno Banco de Leite do Hospital de Base Ary Pinheiro executa na capital o serviço de coleta, processamento e distribuição do leite humano, oferecido aos bebês prematuros e doentes que se encontram internados ou impossibilitados de mamar em suas mães. Nos primeiros meses após o parto, toda mãe produz quantidade de leite acima das necessidades do seu filho e a doação pode evitar complicações nos seios como empedramento (ingurgitamento) e rachaduras.

Interessadas em doar leite, mulheres que necessitem de orientação sobre amamentação ou estejam com problemas nas mamas durante o período de amamentação podem comparecer ao Banco de Leite Humano, Anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na Avenida Governador Jorge Teixeira, Setor Industrial ou entrar em contato através do telefone (69) 3216-5715.

A Secretaria Municipal de Administração através do Secretario Alexey da Cunha Oliveira, ressalta a importância do Agosto Dourado e como a amamentação é vital para a saúde de uma criança ao longo da vida. O aleitamento materno na primeira hora de nascimento protege os recém-nascidos e salva vidas.

Texto: Sérgio Henrique
Arte: Jéssica Andrade

Comunicação/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI