07 DE SETEMBRO
DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

06/Set/2022 - 13:08

O 7 de setembro,marca um dos principais acontecimentos da nossa história: a Independência do Brasil, como colônia de Portugal.

Grito da independência dado às margens do Rio IpirangaFoi exatamente nessa data que D. Pedro realizou o grito da nossa independência, um acontecimento histórico que é um marco da fundação de nosso país, sendo também um Feriado Nacional estabelecido desde o governo de Eurico Gaspar Dutra - o primeiro presidente do Brasil após a Era Vargas.

Uma nação independente é aquela que tem total autonomia para cuidar dos seus limites geográficos de suas fronteiras, governada de acordo com o que foi definido pelo povo a partir de suas tradições ou convicções sem que o governo de qualquer outro país possa interferir. Ser independente é ser capaz de decidir sobre o regime político que lhe convém, sobre a maneira de organizar a administração, a economia, a política e as demais instituições sociais.

O Brasil é um país com uma cultura própria, produto de sua história, que organiza sua vida interna de acordo com o que decidem os cidadãos brasileiros por meio de seus deputados e senadores, eleitos pelo voto direto em eleições livres.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, convida a todos os cidadãos a celebrarem nossa independência. "Somos um povo forte e destemido e a Gestão Municipal de Porto Velho, tem buscado e continuará atuando em prol do fortalecimento e benefício do cidadão portovelhense!" frisou.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade