imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

SETEMBRO AMARELOMês de Prevenção ao Suicídio

14/Set/2022 - 12:34

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Sua criação aconteceu em 2003, quando a Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio em conjunto com a Organização Mundial de Saúde, instituições e organizações públicas e privadas, organizaram inúmeras ações voltadas a campanha entitulada “Setembro Amarelo”, que visava a mobilização da população acerca da conscientização sobre essa problemática, impulsionando a discussão junto a sociedade.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, vem organizando nacionalmente o Setembro Amarelo®, em especial no dia 10 de Setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio), no entanto, a iniciativa ocorre durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”

Com o retorno ao trabalho e da rotina individual de todos após a pandemia do Coronavírus (COVID-19), muitas pessoas que foram acometidas com traumas por estarem longe do convívio humano, familiar, amigos, associadas a perdas irreparáveis, a exemplo de ente queridos, fazem parte de um público que pós-pandemia sofrem de vários transtornos psicossomáticos e psicológicos.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, órgão que dentre suas atribuições tem a responsabilidade de administrar a gestão dos servidores da Prefeitura, e, pensando nisso, vem desenvolvendo ações e projetos que tem como objetivo principal a promoção de saúde e bem-estar dos servidores nesse retorno, além de orientar sobre como agir em situações de prevenção ao suicídio e onde buscar auxílio. Dentre as atividades, está o Plantão Psicológico e realização da I Jornada de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida, que está em andamento do dia 12 a 16 de setembro.

“A prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas. Por isso, neste Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, precisamos alertar a população para falar abertamente sobre a temática, haja vista que ela é algo presente em nossa sociedade” ressaltou o Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Comunicação/SEMAD


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho