O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no 10º dia do mês de outubro e foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para os cuidados necessários à manutenção da saúde mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da saúde da mente. Desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da psicologia e da psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental e estima-se que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020. Outro dado importante, é que calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina e grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, alerta aos servidores municipais sobre a importância do cuidado com a saúde mental, sendo ela uma prioridade a qual exige de nós estarmos atentos, seja a possíveis sintomas de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais como também na percepção coletiva em nossos ambientes de trabalho.
Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade
Comunicação/SEMAD