DIA 10 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

10/Out/2022 - 13:24

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no 10º dia do mês de outubro e foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para os cuidados necessários à manutenção da saúde mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da saúde da mente. Desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da psicologia e da psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental e estima-se que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020. Outro dado importante, é que calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina e grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira alerta aos servidores municipais sobre a importância do cuidado com a saúde mental, sendo ela uma prioridade a qual exige de nós estarmos atentos, seja a possíveis sintomas de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais como também na percepção coletiva em nossos ambientes de trabalho.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Comunicação/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI