A Coordenadoria de Saúde Ocupacional – CSO da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), por meio da Divisão de Apoio Psicossocial – DIAP concluiu mais uma ação do projeto ressignificar, realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) no setor de Serviço de Assistência Especializada - SAE.
Foram realizadas visitas para escutas psicológicas, identificação de necessidades, promoção de momentos de conversa sobre trabalho e seus desafios, riscos e estratégias visando a melhor condução de procedimentos internos de forma segura, possibilitando aos participantes expressarem suas emoções, visando a ativação de estratégias individuais e coletivas de enfrentamento, fortalecimento coletivo no local trabalho e caso necessário, realizar o encaminhamento aos plantões psicológicos ou a rede de apoio disponível.
A proposta do projeto Re-significar, é oferecer suporte psicológico, promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho, onde através de atividades de suporte e acolhimento, os colaboradores de unidades visitadas estão sendo beneficiados após o retorno dos trabalhos presenciais. Além disso, o projeto busca identificar também, as necessidades do local, desenvolvendo práticas que visem a manutenção da saúde mental e psicológica aos servidores da rede.
O projeto tem alcançado os objetivos e tem se tornado cada vez mais relevante, não só por criar mecanismos em prol da melhor continuidade do andamento das atividades nas unidades, mas por também proporcionar uma proximidade maior com o servidor e a melhor identificação de demandas iminentes pós-pandemia.
Texto: Tony Padilha
Fotos: SEMAD/CSO
Comunicação/SEMAD