25 DE NOVEMBRO:
DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

25/Nov/2022 - 11:20

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída pelo Decreto nº 53.988/1.964 e tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

Apesar de ser um ato simples, rápido e seguro, apenas 1,8% dos brasileiros são doadores, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora devido ao baixo estoque para abastecer hospitais de todo o Brasil. Reconhecendo a importância dessa data e do ato de doar sangue é que a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON) vem buscando promover campanhas que visem sensibilizar os Servidores Municipais e a população acerca da importância da doação, a exemplo da Campanha “Sou Servidor e Doo Sangue com Amor”.

A a Fundação HEMERON está em funcionamento de segunda a sexta, das 07h15 às 18h e aos sábados das 07h15 às 12h, dispõe de toda assistência necessária aos doadores, com médicos, enfermeiros e técnicos que diariamente atendem a população e está localizada na Avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial, em Porto Velho.

Para aqueles que desejam ser voluntário você precisa:
Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos;
16 e 17 anos poderá doar acompanhado pelo pai/mãe ou responsável legal;
Ter peso igual ou superior a 50kg;
Alimentação saudável, evitando refeição gordurosa três horas antes da doação;
Homem pode doar até 4 vezes no período de um ano, sendo que intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias;
Mulher pode doar 3 vezes no período de um ano, com intervalo mínimo de 90 dias;
Ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24 horas.

O Secretário Alexey da Cunha Oliveira, que também é um doador fidelizado, ressalta que o Hemocentro conta com a doação de toda a população e reconhece que esse gesto solidário O que parece pouco se torna muito para quem precisa!

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI