DEZEMBRO LARANJA VERMELHO:
Mês de Combate ao Câncer de pele e a AIDS

21/Dez/2022 - 07:00

O mês de dezembro traz consigo duas campanhas de conscientização: o Dezembro Laranja e Vermelho. Estas cores representam duas lutas e visam alertar a população sobre a prevenção do câncer de pele e o combate à AIDS. Vale ressaltar também que o Dezembro Vermelho também marca uma grande mobilização nacional na luta contra outras IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O Dezembro Laranja foi criado em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e seu maior objetivo é estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele, haja vista que no Brasil, essa patologia tem se tornado cada vez mais incidente entre a população, chegando a registrar cerca de 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Outrossim, o dezembro vermelho foi instituído em dezembro de 2017 e é dedicado à prevenção dos vírus HIV e Aids, além de outras IST‘s, gerando durante todo o mês um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. Considera-se também que a escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.

Atualmente, quase 1 milhão de pessoas vivem com a doença no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, sendo que só em 2021, foram detectados 40,8 mil casos de HIV e 35,2 mil casos de AIDS. Dessa população infectada, a maioria está na faixa etária de 25 a 39 anos, sendo 51,7% em indivíduos do sexo masculino e 47,4% do sexo feminino.

Sabendo da importância em se disseminar e ampliar cada vez mais o campo de abrangência da informação em prol das campanhas, a SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira alerta a todos os Servidores e a população acerca da importância do autocuidado com a pele e a prevenção, com informação, para que haja um combate mais eficaz de doenças e o preconceito que as circundam.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI